Juros - você ganha ou perde com eles?

Publicado em 03/06/2020 - autor: Carlos Alberto Debastiani

Sempre que falamos em pagamento de juros, o primeiro pensamento que vem à nossa mente é o de prejuízo, o dinheiro que estamos pagando na forma de juros por algum tipo de dívida que assumimos.

Mas você já parou para refletir que podemos receber juros, ao invés de pagá-los?

Estar no lado certo de um pagamento de juros pode ser a condição que define nosso rumo entre o caminho que leva ao enriquecimento e o caminho que leva à falência!

Toda vez que investimos nosso dinheiro (em um CDB, em um fundo de investimentos ou na conta poupança) estamos na ponta que recebe juros, ou seja, estamos ganhando com eles. Esse é o lado certo para se estar.

Toda vez que contraímos uma dívida e temos que pagá-la de forma parcelada, toda vez que "entramos" no limite do cheque especial ou "rolamos" uma parte do valor da fatura do cartão de crédito para o mês seguinte, estamos na ponta que paga juros. Esse é o lado errado para se estar.

Se você deseja trilhar o caminho que leva ao enriquecimento, mantenha os juros sempre a seu favor, nunca contra você! Seja credor deles e não devedor deles! Os juros devem figurar na sua coluna de ativos e não na de passivos.

Isso vai exigir de você um pouco de disciplina e pode dar algum trabalho! Por exemplo: quando tiver em mãos o dinheiro para efetuar uma compra à vista, mas optar pelo pagamento parcelado, terá que pensar como pode investir o dinheiro das futuras parcelas, para ganhar juros sobre ele, durante o tempo que durar o parcelamento. Somente dessa forma o parcelamento será um bom negócio para você.

Contudo, ainda é possível obter ganhos, mesmo quando se paga juros. Os bancos enriquecem, mesmo pagando juros aos poupadores ou investidores. Isso só acontece porque eles recebem de seus devedores (os que tomam empréstimos), taxas de juros mais altas do que aquelas que pagam aos seus credores (os investidores) e acaba ficando em seus cofres a diferença entre essas taxas.

Por essa razão, quando tiver que pagar juros, é preciso calcular se a taxa que você está pagando por um empréstimo, por exemplo, é inferior à taxa de lucro que consegue obter a partir do destino em que esse dinheiro foi investido. Se essa relação foi negativa, os juros estão contra você!



Esse tema, e muitos outros, são abordados no livro "Pare de Viver na Corda Bamba"







Financiamentos - como utilizar bem esse recurso.
Publicado em 21/07/2020
 (0 comentários)
Juros - você ganha ou perde com eles?
Publicado em 03/06/2020
 (0 comentários)
Cartão de crédito - amigo ou inimigo?
Publicado em 15/04/2020
 (0 comentários)
Armadilhas financeiras
Publicado em 24/03/2020
 (1 comentários)

Adquira os livros do autor Carlos Alberto Debastiani com 20% de desconto na Editora Novatec

Pare de Viver na Corda Bamba Avaliando Empresas, Investindo em Ações Candlestick Análise Técnica de Ações Negociando ações com foco no curto prazo